Leite, vilão ou mocinho

Tente desmistificar este paradoxo.

  

A caseína é uma proteína do tipo fosfoproteína (proteína rica em fósforo) encontrada no leite fresco. Estas proteínas encontram-se com frequência no leite de mamíferos, sendo cerca de 80% da proteína encontrada no leite de vaca e entre 20% e 45% das proteínas no leite humano; sendo encontrada também nos subprodutos do leite, queijos, iogurte, coalhada, creme de leite, requeijão e outras preparações na culinária, como bolos, sorvetes, biscoitos e molhos.

A estrona é um hormônio estrogênico secretado pelo ovário. É produzida a partir da androstenediona. A estrona é o segundo estrogênio predominante na circulação na mulher principalmente após a menopausa.

*Normalmente, o pico de produção de leite ocorre entre 45 e 60 dias, após o parto, em vacas de raças europeias. Já nas raças mestiças ou zebuínas, o pico de produção ocorre aos 30 dias após o parto. A importância do pico de produção é que é um fator determinante para o potencial de desempenho durante toda a lactação.

**A vaca inicia seu período de lactação na época do nascimento do bezerro e depois continua a dar leite estimulada pela ordenha manual ou mecânica.

 




Artigos

https://www.revistaencontro.com.br/canal/gastro/2017/03/afinal-consumir-leite-faz-mal-ou-nao.html

Composição do leite de vaca

https://drive.google.com/file/d/151b17jfYKxv8V5Gv7aj7x44XTIbETQZ-/view?usp=sharing

Proteínas do leite e doenças associadas

https://cienciadoleite.com.br/noticia/4416/proteina-do-leite-e-doencas-associadas