Evitar gordura localizada

As fontes de arginina são: chocolate, amendoim, nozes, gelatina, castanha de caju, milho, semente do tomate, semente de girassol, coco, aveia, café arroz integral, passas, pão integral, lentilhas, laranjas, frutas cítricas, alimentos processados e refrigerantes.

Com a melancia deve-se fazer suco utilizando a parte branca.

 

Índice glicêmico (IG): representa a qualidade de carboidrato de um alimento, ou seja, o quão rapidamente ele é absorvido pelo organismo. Quanto mais lento, melhor! Afinal assim não causará picos de glicemia ou insulina. IG acima de 70 é considerado alto e abaixo de 55 é baixo.

Carga glicêmica (CG): esse valor leva em conta a qualidade e a quantidade de carboidrato de um alimento. Alimentos de carga glicêmica baixa são aqueles que afetam menos a glicemia no final da refeição. CG maior que 20 é considerada alta enquanto CG menor que 10 é baixo.

Para não haver oscilações tanto na glicemia quanto na insulina, o ideal é que sejam escolhidos alimentos que apresentem Índice glicêmico e Carga glicêmica baixos.

------------------------

Índice glicêmico (iG) 

O índice glicêmico (IG), proposto pelo Dr. David Jenkins, pesquisador da Universidade de Toronto – Canadá, em 1981 , representa o efeito sobre a glicemia de uma quantidade fixa de carboidrato disponível de um determinado alimento, em relação a um alimento-controle, que normalmente é o pão branco ou a glicose, por meio da analise da curva glicêmica produzida por 50g de carboidrato (disponível) de um alimento teste em relação a curva de 50g de carboidrato do alimento padrão (glicose ou pão branco). Atualmente utiliza-se o pão branco por ter resposta fisiológica melhor que a da glicose.

CARGA GLICÊMICA (CG)

O QUE É?

O conceito sobre carga glicêmica (CG) foi proposto, em 1997, pelo Dr. Salmeron, pesquisador da Harvard Scholl.

A carga glicêmica (CG) é um produto do índice glicêmico (IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção de alimento consumido, comparado com o alimento padrão.

Este marcador mede o impacto glicêmico da dieta, sendo calculado pelo produto do IG do alimento pela quantidade de carboidrato, contida na porção consumida do alimento.

Equação: CG = IG x teor CHO disponível na porção
100 

TABELA 1 DE CARGA GLICÊMICA E ÍNDICE GLICÊMICO

 

Tabela 2